A capilaroscopia periungueal é um exame não invasivo e indolor, solicitado para avaliar a microcirculação do leito ungueal (pequenos vasos sanguíneos dos dedos das mãos).
Ela permite o diagnóstico diferencial precoce entre indivíduos com fenômeno de Raynaud primário (não relacionado a outras doenças) e secundário (associada a doenças como esclerose sistêmica, dermatomiosite juvenil e doença mista do tecido conjuntivo).
O médico irá passar uma substância (geralmente óleo) nas unhas e depois olhar os vasinhos através de equipamentos com lente de aumento (oftalmoscópio, a lupa estereomicroscópica ou videocapilaroscopia).
O exame geralmente dura uns 15 minutos e o paciente pode voltar as atividades normais em seguida.
Como é necessário olhar os vasinhos na cutícula, para realiza-lo é necessário o seguinte preparo:
Nas três semanas que antecedem o exame, não retirar nem manusear ou empurrar as cutículas. Não puxar as pelinhas que às vezes se formam perto na cutícula, pois pode machucar os pequenos vasos sanguíneos da unha e atrapalhar o diagnóstico.
Não utilizar esmaltes pelo menos três dias antes da capilaroscopia e retirar bem o esmalte anterior, para que ele não fique acumulado na cutícula e atrapalhe a visualização dos vasos.
Não fumar nas seis horas que antecedem o exame.
As unhas podem ser cortadas e/ou lixadas normalmente.
Imagem no capilaroscopio. A parte mais clara é a unha e a mais escura são os vasos sanguíneos analisados no exame.